A devoção a Nossa Senhora das Mercês é oportuna para todos os momentos da nossa vida, sobretudo, para os momentos de escassez e grandes dificuldades, quando não sabemos o que fazer ou quando nos sentimos num beco sem saída. Ela se apresenta como a Mercê de Deus na história, isto é, como expressão de Sua misericórdia.
A devoção a Nossa Senhora das Mercês surgiu com a necessidade de libertar da escravidão. Na época, tratava-se da escravidão real feita pelos muçulmanos. Hoje, podemos falar da escravidão moral à qual muitos estão submetidos, cando presos a vícios e pecados que escravizam e tiram a liberdade.
Conheça a história da Mãe das Mercês e reze pedindo a sua intercessão!
Preencha o formulário e receba gratuitamente o seu Devocionário
Neste guia você vai encontrar:
“A senhora das Mercês está disposta, a todo momento, a nos dar coisas boas, a nos dar coisas excelentes, e a nos convidar a pedir estas coisas e a amá-la, por Ela ser tão boa assim.” (São Pedro Nolasco)
Quem são os Mercedários?
Somos redentores de cativos, pertencentes a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, fundada no dia 10 de agosto de 1218, em Barcelona (Espanha), por Pedro Nolasco, para Visitar e Libertar os cristãos cativos que, por circunstâncias adversas à dignidade da pessoa humana, encontram-se em perigo de perder a fé.
São 800 anos de história de uma Ordem Religiosa profundamente inserida na vida da Igreja, que trabalha, sobretudo, onde é necessário levar a libertação e a redenção do Evangelho, onde o homem é explorado, oprimido e tem a sua fé e dignidade postas em perigo.
A nossa Ordem é composta de sacerdotes e de irmãos religiosos, que vivem a fraternidade e a comunhão, segundo a regra de Santo Agostinho:
‘‘Um só coração e uma só alma voltados para Deus.’’
Consagramos a Deus através da profissão dos conselhos evangélicos: pobreza, castidade, obediência e o voto de redenção, pelo qual prometemos dar a vida se necessário for, como Cristo a deu por nós.
Ordem Mercedária do Brasil | 2022