Ei, jovem católico, você já descobriu sua vocação?

Venha caminhar conosco na descoberta de seu lugar, na Igreja e no mundo.

Vocação à vida religiosa é para quem gosta de desafios!


Se você tem se questionado qual é o seu lugar no mundo; como amar mais a Deus e aos irmãos; ou ainda tem procurado um sentido maior para sua vida…Esses podem ser sinais de um chamado mais específico: uma vocação à vida religiosa!


Você deve estar se perguntando agora: “Então, como descobrir se esse chamado é para mim”?


Existe um caminho de discernimento vocacional esperando por você!


Seja uma vocacionado na Ordem Mercedária!

Preencha com os seus dados

O que é vocação?


É um chamado de Deus para essa missão específica. Ele chama cada um pelo nome e confia uma missão para ser realizada na vida.


A vocação é um dom de Jesus Cristo, que em sua infinita ternura, não se cansa de nos chamar!


A vida consagrada é, antes de tudo, um serviço de amor. É uma doação desinteressada que não tem como objetivo a projeção de si mesmo, nem o lucro pessoal. “Há mais alegria em dar que receber”. (At 20,35)


E para responder a vocação é preciso ouvir o chamado que o Senhor nos faz.


E qual a resposta você tem dado a Ele?

Quem são os Mercedários?


Somos redentores de cativos, pertencentes a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, fundada no dia 10 de agosto de 1218, em Barcelona (Espanha), por Pedro Nolasco, para Visitar e Libertar os cristãos cativos que, por circunstâncias adversas à dignidade da pessoa humana, encontram-se em perigo de perder a fé.


São 800 anos de história de uma Ordem Religiosa profundamente inserida na vida da Igreja, que trabalha, sobretudo, onde é necessário levar a libertação e a redenção do Evangelho, onde o homem é explorado, oprimido e tem a sua fé e dignidade postas em perigo.


A nossa Ordem é composta de sacerdotes e de irmãos religiosos, que vivem a fraternidade e a comunhão, segundo a regra de Santo Agostinho:


‘‘Um só coração e uma só alma voltados para Deus.’’


Consagramos a Deus através da profissão dos conselhos evangélicos: pobreza, castidade, obediência e o voto de redenção, pelo qual prometemos dar a vida se necessário for, como Cristo a deu por nós.

Como tornar-se um religioso Mercedário?


Vocacional


Período de discernimento, acompanhamento e descoberta da vocação

Aspirantado


Essa etapa permite que os candidatos à vida religiosa descubram o seu chamado vocacional; e depois assimilem e aprofundem sua identidade e pertencimento à nossa Ordem;

Postulantado


Início de um processo de formação humano-cristã, intelectual, apostólica e mercedária, por meio de um encontro pessoal com Cristo que favoreça o discernimento vocacional e a resposta ao chamado do Senhor, tudo preparando o jovem para viver o noviciado;

Noviciado


Nesta etapa aprofunda-se ainda mais no conhecimento da Ordem Mercedária, da Igreja e de si mesmo;

Estudando


Aqui o jovem estuda a Teologia. Hora de se aprofundar nas matérias teológicas em uma Universidade. É um período muito importante no processo de amadurecimento mercedário e sacerdotal dos religiosos, bem como no discernimento pessoal e comunitário para fazer e receber a profissão religiosa e uma preparação eficaz para a sua consagração total.

Profissão simples


Período em que se faz os primeiros votos religiosos na ordem até a profissão solene (definitiva)

"Os religiosos são os que seguem o Senhor de modo especial, de modo profético."


Papa Francisco

São quase 8 séculos de história, seguindo Jesus Cristo, rendendo-lhe graças como amigo e Redentor, em meio a todos os cristãos que se encontram expostos ao perigo de perder a fé. 


Estamos presente em 4 continentes, 22 países , 152 comunidades, além das escolas. Ao todo, a Ordem Mercedária tem mais de 800 frades



Acesse agora mesmo e descubra mais sobre nosso Carisma.

Ordem Mercedária do Brasil | 2022