Recebido pela Igreja como Servo de Deus, Dom Inocêncio foi um fiel Mercedário, dedicado à vida religiosa e aos irmãos. Carregava um ardoroso desejo de servir sempre a Igreja.
Bispo de uma nova Prelazia no sul do Piauí, Dom Inocêncio foi incansável no serviço, pregando o Evangelho e proporcionando a fé e a dignidade ao povo de Deus. Ele acreditava na transformação das piores situações sociais através da educação e de políticas públicas em favor dos mais necessitados.
Dom Inocêncio consumiu-se na dedicação missionária e na oração, ultrapassando as dificuldades das distâncias geográficas, da pobreza local, vivendo fielmente o evangelho e comprometendo-se com a salvação do povo de Deus até o fim!
Esse que doou-se tanto aqui na terra, por que não estará intercedendo pelo povo de Deus no céu?
Por isso, confie as suas necessidades a esse grande Servo de Deus Dom Inocêncio López Santamaría.
Preencha o formulário e deixe a sua intenção
Quem foi Dom Inocêncio López Santamaria?
“Embrenhava-se em matas e caatingas expondo-se ao cansaço, à fome, à sede, e ao calor impiedoso…realizou um duro e austero trabalho humanitário, social e cultural na região”, descreve Pe. Herculano – Ordem Mercedária.
“O bispo tinha uma preocupação muito grande com a educação. Ele trazia professores para dar aula de latim, francês, música para a população pobre e acreditava que a cultura era também uma forma de desenvolvimento.”
“…Dom Inocêncio chegava a colocar dinheiro em um envelope e pedia alguém para pôr debaixo da porta da família que passava fome. Ele não entregava pessoalmente para evitar o constrangimento”, atesta o Frei Rogério Soares, Frei Mercedário.
“Pedi, e vos será dado; buscai, e achareis; batei, e vos será aberta. Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrirá.” (Lc 11, 9-10)
Quem são os Mercedários?
Somos redentores de cativos, pertencentes a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, fundada no dia 10 de agosto de 1218, em Barcelona (Espanha), por Pedro Nolasco, para Visitar e Libertar os cristãos cativos que, por circunstâncias adversas à dignidade da pessoa humana, encontram-se em perigo de perder a fé.
São 800 anos de história de uma Ordem Religiosa profundamente inserida na vida da Igreja, que trabalha, sobretudo, onde é necessário levar a libertação e a redenção do Evangelho, onde o homem é explorado, oprimido e tem a sua fé e dignidade postas em perigo.
A nossa Ordem é composta de sacerdotes e de irmãos religiosos, que vivem a fraternidade e a comunhão, segundo a regra de Santo Agostinho:
‘‘Um só coração e uma só alma voltados para Deus.’’
Consagramos a Deus através da profissão dos conselhos evangélicos: pobreza, castidade, obediência e o voto de redenção, pelo qual prometemos dar a vida se necessário for, como Cristo a deu por nós.
Ordem Mercedária do Brasil | 2022